domingo, 10 de junho de 2012

Cordilheira Cantábrica - Caminho da Costa + Primitivo

Quando no final de 2011 surgiu a ideia de regressar aos Picos da Europa para aí iniciarmos mais uma aventura, estava livre de imaginar que em Março iria sofrer uma fratura num pé a qual me iria impedir de fazer o caminho nos moldes pretendidos.Assim sendo resolvi que iria acompanhar os quatro "Poderosos", Pedro Mendes, Rui Costa, José Laranjo e Paulo Fradinho, avançando com o carro e a minha bike para depois vir ao encontro deles e assim desfrutar e recordar partes do percurso.
1º dia após 770 km's chegámos aos lagos de Covadonga a 1000 metros de altitude.Com visibilidade nula e temperatura a rondar os 6º depressa demos início à descida para a catedral de Covadonga,seguindo depois por Cangas de Onis,Ribadesella e San Eteban de Laces onde chegámos ao albergue local debaixo de chuva forte
2º dia saída de San Esteban de Leces com destino a Oviedo passando na bonita praia de Espasa,Villaviciosa, Valdediós e Pola de Siero.
pelo caminho encontrámos as primas do Alç
após o almoço em Villlaviciosa, seguimos até à aldeia de Casquita onde se encontra um marco com duas vieiras indicando o caminho para Oviedo passando pelo mosteiro de Valdediós,Alto de la Campa, Vega de Sariego e Pola de Siero.
3º dia Saída de Oviedo com destino a Campiello passando por Grado, Salas e Tineo
chegada a Campiello
4º dia após o pequeno almoço demos inicio a mais uma etapa que nos levaria até aos 1200 mts de altitude pela famosa e magnífica Rota dos Hospitais,descida até Berducedo, mais uma subida e descida para a Barragem de Grandas de Salime.
após almoço em Berducedo, seguiu-se uma subida até Buspol onde teve início a brutal descida com 7 km's e 800 mts de desnível até à Barragem de Grandas de Salime
Chegada a Grandas de Salime onde pernoitamos no albergue local
5º dia - saída de Grandas para uma etapa ´com 106 km's que nos levaria até San Román de Retorta com passagem por A Fonsagrada,Paradavela,Cádavo Baleira eLugo
single de alto de Montoito para Paradavela, 3 km's com 300 mts de desnível
a repôr energias em Paradavela
Chegada a Cádavo Baleira,as Astúrias montanhosas desapareceram, a partir daqui o perfil do percurso torna-se mais plano mas sempre com algumas surpresas até chegarmos à cicade de Lugo com a sua imponente muralha patrimonio mundial da humanidade
em San Román de Retorta pernoitanmos no albergue Ó Cândido onde fomos muito bem recebidos
6º dia Saída de Sanr Román de Retorta passando por Melide, Arzua e chegada a Santiago de Compostela
Praça Obradoiro
Agradecemos às empresas Motrinde SA, e Transportes Broliveira Lda... e para terminar,como alguem diria... Good Camino :))

7 comentários:

Laranjo disse...

Foram 6 dias inesquecíveis, muito bons e muito duros, uma experiencial enriquecedora para recordar e voltar a repetir! Um grande abraço a todos os que fizeram parte desta maravilhosa equipa! Um muito obrigado e até breve...

Gonçalo Batista disse...

Parabéns pessoal!

Simplesmente brutal como sempre!

Um abraço.

G. Batista

Michel Schanuel Girardi disse...

Que grande viagem! Só quem fez uma viagem desse porte em cima de uma bike sabe como é a sensação de liberdade. Pedalaram por paisagens incríveis, espetaculares! É memória para toda vida.

Fiquei feliz de ver a jersey do Clube Adventure de Volta Redonda- RJ- Brasil- com o amigo Hernâni. Espero um dia poder participar de um pedal desses junto com os Cagaréus.

Um forte abraço a todos!

João Bosco disse...

Viajei em pensamento junto com vocês, ao ver tantos lugares bonitos e gostosos de pedalar. Parabéns!
Foi muito bom ver a jersey do nosso Clube Adventure, com Hernâni.
Grande abraço a todos!

De bike pelo mundo disse...

Sou de Volta Redonda-RJ Brasil e fiquei sonhando vendos as fotos. Parabéns pela aventura. Fotos lindas, paisagens incríveis.

Hernâni disse...

Foi mais uma aventura como nós gostamos, eu desta vez por causa da lesão que ainda estou a tratar,fiz só algumas partes do percurso,mas os 4 "poderosos" fizeram cerca de 490 km's com 10.000 mts de acumulado ascendnte,paisagens fantasticas com singles e mais singles,subidas bestas e descidas bestiais e muita adrenalina.

Pessoal do Clube Adventure, é para nós um prazer vestir a vossa jersey assim como ver o Michel Girardi vestir a nossa,pode ser que um dia tenha oportunidade de vos visitar para fazer a descida do Guaraná quente :)

Abraço a todos

Ciclista Artuso disse...

Muito bacana as pedaladas de vocês !

Um grande abraço,

fomosdebike.blogspot.com.br