Com grande parte dos Cagaréus na "ressaca" da noite de carnaval, eu, o Rui e o Carlos decidimos fazer uma visita ás minas subindo pela antiga pedreira de Mouquim,Vila Nova de Fusos,marco geodesico,minas do Braçal,4 caminhos,Ribeira de Fráguas,Vale Maior e Sernada do Vouga.
Situadas no concelho de Sever do Vouga, as minas do Braçal, da Malhada e o Coval da Mó constituíram um dos mais importantes centros mineiros do norte do país. Todo o complexo mineiro é banhado pelo Rio Mau que forma a montante a linda cascata da Cabreia e que passa neste local quase sempre canalizado em túneis.A descoberta nestas minas de vestígios antigos levam à conclusão que as mesmas já existiam provavelmente do tempo dos romanos.De 1949 a 1955, chegaram a trabalhar neste complexo mineiro 742 operários, fazendo desta empresa uma das maiores do distrito de Aveiro. O encerramento das minas provocou um grave problema social, que levou à emigração para países como França e Alemanha.
... Ponte de Sernada do Vouga...
... estação de Sernada...
...antiga pedreira de Mouquim...
...Minas do Braçal...
...se passo para lá...
...penso que passo para cá :)
... o melhor é passar pela ponte...
terça-feira, 8 de março de 2011
Minas do Braçal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Mais uma foto report com carimbo de qualidade. Se esperava outra coisa? Não, jamais espero :)
Força nisso Amigos
Abraço
Hj conheci as Minas do Braçal e toda a beleza de trilhos que a cerca. Gostei de ver as fotos da travessia do rio, ainda mais quando um ciclista cai bem em frente às câmeras :)
É sempre bom passar aqui e ver as novidades :) Abraço
Enviar um comentário