Inserido no Parque Natural da Serra da Estrela, a freguesia de Vale de Azares com pouco mais de 500 habitantes, é uma freguesia agrícola em que a produção de hortícolas, árvores de fruto, azeite, mel e queijo artesanal têm grande importância.Terra de artesãos e de antigas profissões como a de alfaiate, sapateiro ou carpinteiro,vê hoje reconhecido o valor de um dos seus filhos, que na arte da cestaria de lâminas de castanheiro, faz cartão de visita da freguesia.
Reza a lenda que havia um fidalgo que vivia num castelo no Vale de Flores (antiga designação de Vale de Azares).
Viviam no castelo o fidalgo e a sua mulher mais dois filhos, um rapaz e uma rapariga, felizes e em perfeita harmonia.
O seu filho, chegou à idade de namorar e "colher" amores, e arranjou uma nova namorada num lugar ao fundo do Vale designado sítio do Ral, onde ia todos os dias, ver a sua amada, por um caminho que percorria a cavalo.
Num dos dias, quando se dirigia veloz ao sítio do Ral para ver a noiva, o cavalo assustou-se e caiu, batendo o jovem fidalgo com a cabeça numa pedra, morrendo de seguida. Tal facto, foi a origem de fatídicos acontecimentos pois a mãe do jovem desgostosa com o sucedido enlouqueceu de dor, e a irmã do jovem precipitou-se de uma janela, tendo morte imediata.
O fidalgo, pai dos jovens, desgostoso, mandou arrasar a sua casa, o castelo, e mudou o nome ao vale, que de Vale de Flores, passou para Vale de Azares.
Vale de Azares é tambem a aldeia natal do Cagaréu Pedro Mendes que hoje fomos conhecer pedalando ao longo de 65 km's na rota do parapente,com excelentes paisagens, com passagem por Rapa,Prados,Mizarela,Linhares da Beira e regresso a Vale de Azares onde estava um excelente almoço à nossa espera.
... o pelotão constituído por 21 bravos...
... o nosso anfitrião preparou um excelente pequeno almoço pois o dia ia ser duro...
... com cervejinha logo pela manhã, dá nisto :)
...e lá vamos nós...
...zona de descolagem em parapente...
...Linhares da Beira...
...o castelo de Linhares da Beira, situa-se num contraforte da Serra da Estrela, sobre o do rio Mondego, terá sido originalmente erguido pelos muçulmanos, ocupando o lugar já habitado anteriormente por romanos e visigodos...
...Vale de Azares à vista...
...após o banho uma boa grelhada mista com arroz de feijão para repôr energias...
...Durante o almoço,oferecemos a jersey dos Cagaréus ao clube local e recebemos do presidente da junta o Dvd da banda Filarmónica Os Bazófias...
...Subida acumulada:1756 metros...
O nosso agradecimento ao Pedro Mendes e às pessoas de Vale de Azares pela grande simpatia com que nos receberam, o convite para voltarmos está aceite, um dia destes encontramo-nos de novo nesses magníficos trilhos.
domingo, 17 de outubro de 2010
Rota do Parapente - Vale de Azares
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
Depois de ver as fotos do reforço não se podem queixar da sorte nesse Vale de Azares! :)
Bela volta, grandes paisagens.
Foi um volta muito boa com trilhos magnificos e com excelente compahia. Espero encontra-los outra vez por estas bandas.Espero que não se importem que retire algumas fotos do vosso blog para o meu (brunotrek.blogspot.com), para divulgar o passeio e a prática do btt. Um abraço e boas pedaladas (Bruno Fernandes).
Espero que tenham gostado do ar da montanha "frio"... Nos aqui adoramos a companhia e boa disposição da malta de Aveiro...
Espero que posa haver mais oportunidades temos muitos mais trilhos para desbravar...
Abraço e obrigados... Rui Fonseca e Carlinhos da Sapataria!
Boas, depois de ver estas magnificas fotos, foi sem duvida uma manhã muito bem passada com bonitos trilhos, já muito concorridos por nós, um bom repasto que é tradicional de bem receber por estas bandas...com muita pena não ter pudido estar presente para ajudar á festa do btt, haverá mais oportunidades de pedalar e pedalar entre amigos. Saude e boas pedaladas do amigo ausente Jose Laranjo. ate breve...
Da parte da 'Organização' resta-me agradecer a todos, aos Cagaréus e amigos de Aveiro pela presença e boa disposição, aos amigos de Celorico pela excelente recepção e companhia durante o passeio e ás pessoas do GDR Vale de Azares e Presidente da Junta pela forma como souberam receber este pelotão de amigos. A todos o meu muito obrigado e fica prometida a 2ªRota do Parapente.
Pedro Mendes
Cagaréus Bike Team
P.S. - As classificações serão enviadas brevemente por SMS....
Com um pequeno almoço destes vale a pena pedalar uns 200 km :)
Grandes photos do que deve ter sido um excelente passeio!!!
É sempre bom conhecer as belas trilhas e um pouco da história de cidades portuguesas através do teu blog. Bike também é cultura :)
Um abração
Hernâni, o pessoal do parapente não vai ali para saltar, normalmente vamos la para descolar. Saltar numa descolagem é proibido, dá normalmente direito a esmurrar o capacete. :)
Gostei do relato aqui para estas bandas.
Uma pergunta ao Pedro Mendes de Vale de Azares: estudaste na Guarda?
Abraços
Tiago Lages
Boas Tiago,
Estudei na Guarda, na Secundária da sé e no Politécnico, sai dai para Aveiro em 2003!!!
Abraço
Arrisco a dizer que nos conhecemos dessa altura. Não fomos da mesma turma? Pedro de Vale de Azares não me soava-me familiar. Não moravas em casa do Eduardo e do Chico, com o o meu amigo Paulo de Trancoso? :)
Abraço
Exactamente, eu vivi 3 anos em casa do Eduardo e do Chico e partilhei quarto penso que 2 anos com o Paulo de Trancoso, sem dúvida que nos conhecemos da altura, da mesma turma sinceramente não me lembro, mas quando falas-te no Paulo a tua cara já me é familiar...
O mundo é mesmo pequeno.
Logo nos encontramos!
Abraço
É bem verdade, muito pequeno.
Não sei se vais a Beselga, mas ou ai ou no Assalto ao Caramulo nos iremos encontrar!!
Grande Abraço
Enviar um comentário