domingo, 17 de outubro de 2010

Rota do Parapente - Vale de Azares

Inserido no Parque Natural da Serra da Estrela, a freguesia de Vale de Azares com pouco mais de 500 habitantes, é uma freguesia agrícola em que a produção de hortícolas, árvores de fruto, azeite, mel e queijo artesanal têm grande importância.Terra de artesãos e de antigas profissões como a de alfaiate, sapateiro ou carpinteiro,vê hoje reconhecido o valor de um dos seus filhos, que na arte da cestaria de lâminas de castanheiro, faz cartão de visita da freguesia.
Reza a lenda que havia um fidalgo que vivia num castelo no Vale de Flores (antiga designação de Vale de Azares).
Viviam no castelo o fidalgo e a sua mulher mais dois filhos, um rapaz e uma rapariga, felizes e em perfeita harmonia.
O seu filho, chegou à idade de namorar e "colher" amores, e arranjou uma nova namorada num lugar ao fundo do Vale designado sítio do Ral, onde ia todos os dias, ver a sua amada, por um caminho que percorria a cavalo.
Num dos dias, quando se dirigia veloz ao sítio do Ral para ver a noiva, o cavalo assustou-se e caiu, batendo o jovem fidalgo com a cabeça numa pedra, morrendo de seguida. Tal facto, foi a origem de fatídicos acontecimentos pois a mãe do jovem desgostosa com o sucedido enlouqueceu de dor, e a irmã do jovem precipitou-se de uma janela, tendo morte imediata.
O fidalgo, pai dos jovens, desgostoso, mandou arrasar a sua casa, o castelo, e mudou o nome ao vale, que de Vale de Flores, passou para Vale de Azares.
Vale de Azares é tambem a aldeia natal do Cagaréu Pedro Mendes que hoje fomos conhecer pedalando ao longo de 65 km's na rota do parapente,com excelentes paisagens, com passagem por Rapa,Prados,Mizarela,Linhares da Beira e regresso a Vale de Azares onde estava um excelente almoço à nossa espera.

... o pelotão constituído por 21 bravos...

... o nosso anfitrião preparou um excelente pequeno almoço pois o dia ia ser duro...

... com cervejinha logo pela manhã, dá nisto :)

...e lá vamos nós...







































...zona de descolagem em parapente...


...Linhares da Beira...




...o castelo de Linhares da Beira, situa-se num contraforte da Serra da Estrela, sobre o do rio Mondego, terá sido originalmente erguido pelos muçulmanos, ocupando o lugar já habitado anteriormente por romanos e visigodos...







...Vale de Azares à vista...

...após o banho uma boa grelhada mista com arroz de feijão para repôr energias...

...Durante o almoço,oferecemos a jersey dos Cagaréus ao clube local e recebemos do presidente da junta o Dvd da banda Filarmónica Os Bazófias...



...Subida acumulada:1756 metros...

O nosso agradecimento ao Pedro Mendes e às pessoas de Vale de Azares pela grande simpatia com que nos receberam, o convite para voltarmos está aceite, um dia destes encontramo-nos de novo nesses magníficos trilhos.

13 comentários:

Geotrilhos disse...

Depois de ver as fotos do reforço não se podem queixar da sorte nesse Vale de Azares! :)

Bela volta, grandes paisagens.

Anónimo disse...

Foi um volta muito boa com trilhos magnificos e com excelente compahia. Espero encontra-los outra vez por estas bandas.Espero que não se importem que retire algumas fotos do vosso blog para o meu (brunotrek.blogspot.com), para divulgar o passeio e a prática do btt. Um abraço e boas pedaladas (Bruno Fernandes).

Anónimo disse...

Espero que tenham gostado do ar da montanha "frio"... Nos aqui adoramos a companhia e boa disposição da malta de Aveiro...
Espero que posa haver mais oportunidades temos muitos mais trilhos para desbravar...
Abraço e obrigados... Rui Fonseca e Carlinhos da Sapataria!

Jose Laranjo disse...

Boas, depois de ver estas magnificas fotos, foi sem duvida uma manhã muito bem passada com bonitos trilhos, já muito concorridos por nós, um bom repasto que é tradicional de bem receber por estas bandas...com muita pena não ter pudido estar presente para ajudar á festa do btt, haverá mais oportunidades de pedalar e pedalar entre amigos. Saude e boas pedaladas do amigo ausente Jose Laranjo. ate breve...

Pedro Mendes disse...

Da parte da 'Organização' resta-me agradecer a todos, aos Cagaréus e amigos de Aveiro pela presença e boa disposição, aos amigos de Celorico pela excelente recepção e companhia durante o passeio e ás pessoas do GDR Vale de Azares e Presidente da Junta pela forma como souberam receber este pelotão de amigos. A todos o meu muito obrigado e fica prometida a 2ªRota do Parapente.

Pedro Mendes
Cagaréus Bike Team

P.S. - As classificações serão enviadas brevemente por SMS....

dino gutierrez disse...

Com um pequeno almoço destes vale a pena pedalar uns 200 km :)
Grandes photos do que deve ter sido um excelente passeio!!!

Michel Schanuel Girardi disse...

É sempre bom conhecer as belas trilhas e um pouco da história de cidades portuguesas através do teu blog. Bike também é cultura :)

Um abração

Tiaguss disse...

Hernâni, o pessoal do parapente não vai ali para saltar, normalmente vamos la para descolar. Saltar numa descolagem é proibido, dá normalmente direito a esmurrar o capacete. :)

Gostei do relato aqui para estas bandas.

Uma pergunta ao Pedro Mendes de Vale de Azares: estudaste na Guarda?

Abraços
Tiago Lages

Pedro Mendes disse...

Boas Tiago,

Estudei na Guarda, na Secundária da sé e no Politécnico, sai dai para Aveiro em 2003!!!

Abraço

Tiaguss disse...

Arrisco a dizer que nos conhecemos dessa altura. Não fomos da mesma turma? Pedro de Vale de Azares não me soava-me familiar. Não moravas em casa do Eduardo e do Chico, com o o meu amigo Paulo de Trancoso? :)

Abraço

Pedro Mendes disse...

Exactamente, eu vivi 3 anos em casa do Eduardo e do Chico e partilhei quarto penso que 2 anos com o Paulo de Trancoso, sem dúvida que nos conhecemos da altura, da mesma turma sinceramente não me lembro, mas quando falas-te no Paulo a tua cara já me é familiar...

Tiaguss disse...

O mundo é mesmo pequeno.
Logo nos encontramos!
Abraço

Pedro Mendes disse...

É bem verdade, muito pequeno.
Não sei se vais a Beselga, mas ou ai ou no Assalto ao Caramulo nos iremos encontrar!!

Grande Abraço