terça-feira, 8 de março de 2011

Minas do Braçal

Com grande parte dos Cagaréus na "ressaca" da noite de carnaval, eu, o Rui e o Carlos decidimos fazer uma visita ás minas subindo pela antiga pedreira de Mouquim,Vila Nova de Fusos,marco geodesico,minas do Braçal,4 caminhos,Ribeira de Fráguas,Vale Maior e Sernada do Vouga.
Situadas no concelho de Sever do Vouga, as minas do Braçal, da Malhada e o Coval da Mó constituíram um dos mais importantes centros mineiros do norte do país. Todo o complexo mineiro é banhado pelo Rio Mau que forma a montante a linda cascata da Cabreia e que passa neste local quase sempre canalizado em túneis.A descoberta nestas minas de vestígios antigos levam à conclusão que as mesmas já existiam provavelmente do tempo dos romanos.De 1949 a 1955, chegaram a trabalhar neste complexo mineiro 742 operários, fazendo desta empresa uma das maiores do distrito de Aveiro. O encerramento das minas provocou um grave problema social, que levou à emigração para países como França e Alemanha.

... Ponte de Sernada do Vouga...

... estação de Sernada...

...antiga pedreira de Mouquim...














...Minas do Braçal...















...se passo para lá...


...penso que passo para cá :)

... o melhor é passar pela ponte...



2 comentários:

Marco Guerra disse...

Mais uma foto report com carimbo de qualidade. Se esperava outra coisa? Não, jamais espero :)

Força nisso Amigos
Abraço

Michel Schanuel Girardi disse...

Hj conheci as Minas do Braçal e toda a beleza de trilhos que a cerca. Gostei de ver as fotos da travessia do rio, ainda mais quando um ciclista cai bem em frente às câmeras :)

É sempre bom passar aqui e ver as novidades :) Abraço