sábado, 5 de junho de 2010

Caminho de Santiago em ano Xacobeo

É Ano Xacobeo todo aquele em que o dia 25 de julho, dia de São Tiago, cai em um domingo. E 2010 é Ano Xacobeo, o segundo deste Século XXI.
Da Igreja Matriz de Vila do Conde, saímos na quinta feira de ascenção em peregrinação até Santiago de Compostela onde chegámos à praça Obradoiro ao início da manhã de sábado.Pelo caminho encontrámos imensos peregrinos de bicicleta e a pé,os trilhos estavam repletos de Bttistas em grande convívio.Em Macieira de Rates fomos recebidos pelo nosso amigo Zé de Barcelos, que nos acompanhou durante largos km's, passámos na pedra Furada, no Museu Arqueológico e tambem na sede dos amigos da montanha onde carimbámos as credenciais e seguimos para Ponte de Lima onde a famosa Labruja nos esperava.Vencida a Labruja chegámos a Valença,onde pernoitámos.
Na sexta feira após o café da manhã prosseguimos viagem até Téo a 15 km's de Santiago, onde pernoitámos.No sábado durante a manhã chegámos à praça Obradoiro a qual se encontrava com muitos peregrinos em ambiente de grande festa.Por lá encontrámos imensos Bttistas que ao longo destes dias demonstraram que o Btt nacional é uma enorme força em movimento.
Para alem de mim participou o Pedro Paiva,Paulo Pereira,Pedro Costa,João Galitos e o Andrade da Figueira da Foz.

...Igreja Matriz de VIla do Conde...

... em Macieira de Rates juntou-se o amigo Zé , visitámos o museu alusivo aos caminhos de Santiago,levantámos as credenciais e seguimos para Barcelos...

...Macieira de Rates estava em festa,pois além das centenas de peregrinos,estava a ser feito o imponente tapete de flores para a festa da ascenção...

...a pedra milenar que deu nome à terra Pedra Furada...

...em Barcelos visitámos o museu arqueológico, passámos na sede dos Amigos da Montanha e seguimos sempre na companhia do Zé até proximo de Aborim onde nos despedimos e seguimos viagem até Ponte de Lima...

... um momento cultural sobra a história do milagre do galo de Barcelos...

... um galito a montar um galo...

... em Aborim despedimo-nos do amigo Zé...

... chegada a Ponte de Lima onde almoçámos...

...ao chegar à Labruja reabastecemos energias para a subidida...

...chegada a Valença onde pernoitámos e repusémos energias para no dia seguinte, após o pequeno almoço partirmos para nova etapa que nos levaria até Téo a 15 km's de Santiago.

...catedral de Tuy...

...passagem por Porrino...

... passagem por Redondela,onde reabastecemos a barriguinha ...

...ponte Sampaio...

...passagem por Pontevedra...

... ao chegar a Padron,devido ao grande número de peregrinos não havia onde dormir, decidimos avançar até Téo a 15 km's de Santiago,onde pernoitámos...

... pela manhã,sem pressa partimos para Santiago onde chegámos por volta das 11h00, carimbámos as credencias e recebemos as compostelas, encontrámos montes de amigos, aguardámos pelo nosso transporte e regressámos a casa com mais uma aventura para recordar.

...Santiago à vista...

... com o amigo Tony do forum btt ...

...descanso das máquinas...

Á empresa Motrinde o nosso agradecimento por todo o apoio que sempre nos tem dado.