sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Cagaréus - 5 anos a pedalar

Decorria o ano de 2005 quando um grupo de amigos começou a dar as primeiras pedaladas em Oliveirinha/ Aveiro. Desse grupo fazia parte o Hernâni, o Loureiro, o Hugo e o Celestino. Mais tarde juntou-se-lhes o Ganso que começou a acompanhá-los nos passeios que iam fazendo. Foi mais ou menos assim o início do Cagaréus Bike Team. Apesar disso ainda não existia uma denominação concreta, mas essa viria a surgir rapidamente devido às origens “cagaréicas” do Hernâni.

Ainda no ano de 2005 os Cagaréus fizeram o seu primeiro passeio na Beselga, tendo desde essa altura, ficado fãs das gentes e dos trilhos locais. Esse foi o despoletar de tudo o que se seguiu. A partir daí não mais pararam de participar em passeios, maratonas e outros eventos do género.




Entretanto mais membros foram aparecendo e o Cagaréus Bike Team foi crescendo. Por esse motivo, decidiu-se no final de 2006 oficializar o clube, procedendo à sua inscrição no instituto de desporto de Portugal, bem como no registo de pessoas colectivas.
Na actualidade, o número de Cagaréus ascende a 18, sendo que uns pedalam com mais regularidade do que outros. Apesar de tudo todos são bons amigos, não deixando de estar presentes nos convívios específicos para o efeito, onde também se pedala (pouco e devagar) sendo que o objectivo é esse mesmo, o de seguir no fim do pelotão, todos juntos e em clima de grande festa.




O objectivo do Cagaréus Bike Team não é o da competição, mas o da procura de desafios cada vez mais estimulantes e exigentes quer a nível físico, quer psicológico. Desses destacam-se alguns como os 5 empenos, o Caminho Primitivo para Santiago de Compostela, o Caminho da Costa, o Assalto ao Caramulo e ultimamente as Escarpas de Sangue, Suor e Lágrimas.





Não obstante, os Cagaréus fazem diversas saídas durante todo o ano com o objectivo de explorar os mais belos locais que o nosso país tem para oferecer. Muitas vezes nessa procura dos trilhos mais bonitos, juntam-se-lhes outros amigos a título individual e colectivo, principalmente os Bicigodos e os Angarnas.








Só por curiosidade deixamos também a origem do nome Cagaréu;

No Arquivo do Distrito de Aveiro, encontrámos no artigo intitulado Loquela dos povos da Beira-ria· a referência ao uso da palavra Cagarête, como sendo “ o local mais recuado à ré do barco e a seguir à entremesa”.
Ora, sendo, como já se disse, o bairro da Beira-mar ocupado por gente ligada à ria ou ao mar, desde marnotos, pescadores ou moliceiros, a sua vida era passada dentro da bateira, do mercantel, do moliceiro ou de qualquer outra embarcação. Quando as necessidades fisiológicas “apertavam”, estes homens solucionam o problema utilizando a ré do barco. Deste antigo e específico hábito (cagar à ré), surgiu o conhecido termo regional cagaréu.
O próprio dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora – edição de 2004 – dá-nos o seguinte significado:
Cagaréu: s. m. (regionalismo) designação dada aos pescadores da cidade Portuguesa de Aveiro, especialmente aos nascidos na freguesia da Vera Cruz (de cagar + éu)


Texto de Pedro Ferrão

9 comentários:

Michel Schanuel Girardi disse...

A origem do nome do grupo tem uma história espetacular e muito engraçada! rsrs

5 anos pedalando juntos... Fico imaginando quantas boas histórias esses Cagaréus já passaram juntos!

Parabéns a todos os integrantes, vida longa aos Cagaréus!!

Eu estreei minha linda camisa dos Cagaréus na volta da Ilha Grande, aqui do outro lado do oceano e me senti em partes integrante dessa família também :)

Forte abraço e um ótimo 2010 para todos!

Tiaguss disse...

Parabéns companheiros!

Faisca disse...

...que honra fazer parte das muitas aventuras destes Cagaréus.

Parabéns e obrigado pelos muitos convites e pela Grande amizade que temos.

Toni Silva...o faisca :-)

Ferrão disse...

Venham mais 5 a pedalar ao lado de toda esta gente boa. Foram de facto (para mim)4 anos excepcionais. Grandes amigos aqui tenho. Um forte abraço para todos (também se extende a quem está do outro lado do oceano).

CISTERBTT OS MONGES DA BICICLETA disse...

em 5 anos, muitas pedaladas foram dadas, muitas aventuras foram desfrutadas, muitos trilhos desvendados e muitas histórias contadas e certamente outras por contar.
vou-vos os meus parabéns e que estes anos se multipliquem por muitos mais.

um abraço e continuação de boas pedaladas

Tony Soares o Cister Monge

Evaristo disse...

Parabéns pelos 5 anos a pedalar, pelas grandiosas aventuras que vocês têm vivido e pela mensagem que transmitem do que é o verdadeiro BTT!

Um abraço e fortes pedaladas, que o Cagaréu Mor está quase aí a derreter correntes :))

Evaristo (AlbergasBTT)

Unknown disse...

Como cagaréu não posso deixar de agradecer ao "dinamizador" de todas estas participações. Obrigado Hernani! É um prazer pertencer a um grupo como este.

Paulinho - www.amagrela.blogspot.com disse...

Olá Hernani.

Agradeço pela mensagem deixada em nosso blog www.amagrela.blogspot.com.
Dificilmente outro esporte reune competição, qualidade de vida, amizade e companheirismo de uma forma tão perfeita!
A bicicleta é realmente mágica!
É prática que não tem fronteiras culturais, e atravessa oceanos inteiros.
Abraços a vocês, sucesso, e parabéns!

Aguardo sua visita para pedalarmos juntos.

Paulinho.

quimis disse...

Parabens aos Cagarés!!!
Muitas e boas pedaladas em especial ao amigo Hernani.

quimis